Os Óleos Essenciais são compostos aromáticos naturais, altamente concentrados e também altamente voláteis, ou seja, evaporam rápido!
Eles são produzidos pelas próprias plantas para a manutenção da espécie e também para a sua reprodução. As plantas usam estes compostos aromáticos para repelir insetos, para atrair polinizadores e também para a cura e a regeneração.
Esses princípios ativos naturais são extraídos das mais diversas partes das plantas, tais como raízes, caules, folhas, flores, frutos e até mesmo das sementes.
Os Óleos Essenciais são utilizados há milênios e atualmente existem uma infinidade de comprovações científicas de seus benefícios para a saúde, beleza e bem-estar.
Os Óleos Essenciais foram por muito tempo considerados especiarias devido aos benefícios proporcionados, bem como ao fato da sua produção ser de forma artesanal, sendo, portanto, de acesso restrito aos povos que detinham o conhecimento para a sua produção. Por exemplo, no nascimento de Jesus, duas das especiarias que ele ganhou, atualmente são comercializadas como Óleos Essenciais. Um deles era o incenso, conhecido atualmente como Olíbano ou Frankincense, e o outro era a Mirra. A título de curiosidade, a terceira especiaria era o ouro.
Os reis magos oferecem presentes a Jesus (Imagem: Pixabay)
O uso dos Óleos Essenciais é muito simples, porém, deve-se sempre utilizar do bom senso e seguir as regras básicas de segurança.
Os Óleos Essenciais podem ser utilizados nas formas tópica, aromática e ingestão.
A dōTERRA tem permissão para o uso dos Óleos Essenciais na forma de ingestão na maioria dos países onde ela atua, inclusive aqui no Brasil, onde essa permissão foi concedida pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), que é o órgão responsável pela elaboração das normas e regulamentos, bem como pelo suporte para todas as atividades da área no País.
Fique atento, pois nesse curso sempre nos referimos aos Óleos Essenciais da dōTERRA, devido atuarmos unicamente com os seus Óleos Essenciais, portanto, caso esteja utilizando Óleo Essenciais de outro fornecedor, siga estritamente a recomendação desse fornecedor em relação à ingestão dos Óleos Essenciais por ele produzidos.