Nessa forma de uso aplicamos os Óleos Essenciais em alguma parte externa do nosso corpo, tais como a pele, o cabelo, as unhas e até nos dentes.
Como já dissemos, o uso dos Óleos Essenciais produz efeitos terapêuticos e seus benefícios podem ser percebidos tanto no local de aplicação quanto em todo o corpo, pois os seus componentes químicos são transmitidos para todo o corpo através da corrente sanguínea.
Devido aos Óleos Essenciais serem concentrados, podem causar irritações devido à eventual sensibilidade da pessoa, por isso é recomendado realizar um teste antes do uso de algum Óleo Essencial pela primeira vez, mesmo estando diluído em óleo carreador, aplicando uma pequena quantidade na pele, na região interna do antebraço ou na região da barriga, observando se houve alguma reação. Caso perceba alguma irritação, esse produto não deve ser usado.
Para o melhor aproveitamento, quando utilizamos os Óleos Essenciais em nosso corpo, é recomendado que esteja diluído em óleos carreadores.
Tendo em vista que os Óleos Essenciais são altamente concentrados podem provocar irritações se aplicados diretamente sobre a pele.
Para eliminar esse problema, podemos diluir os Óleos Essenciais em óleos carreadores, que permitem que os Óleos Essenciais possam ser aplicados topicamente.
Ao diluirmos os Óleos Essenciais em óleos carreadores temos um aumento do seu tempo de atuação, pois esse método de aplicação retarda a evaporação dos Óleos Essenciais. Além disso há o aumento da área de aplicação dos Óleos Essenciais devido ao aumento do volume do produto, bem como há o aumento do efeito da aplicação, pois o óleo carreador potencializa a penetração nas camadas internas da pele.
Segue abaixo uma lista dos principais óleos carreadores:
Existem diferentes métodos para a aplicação dos Óleos Essenciais na forma tópica, relacionados abaixo:
a) Aplicação direta: Este é o método de aplicação mais simples, pois se aplica o próprio Óleo Essencial diretamente na área afetada. Esse método de aplicação, por exemplo, é muito usado pelos podólogos que aplicam o Óleo Essencial de Melaleuca nas áreas afetadas. O Óleo Essencial pode ser diluído em um óleo carreador, podendo ser misturados antes da aplicação ou utilizados em conjunto durante a aplicação;
b) Massagem: A massagem consiste na estimulação dos músculos, peles e tecidos conjuntivos com o objetivo de melhorar os seus efeitos revigorantes, relaxantes, estimulantes ou calmantes, podendo também ser realizada para promover o equilíbrio e a cicatrização. Nesse método de aplicação, o Óleo Essencial deve sempre ser diluído em óleo carreador, podendo ser utilizado um ou mais Óleos Essenciais.
c) Reflexologia: É a aplicação dos Óleos Essenciais nos pontos de contato ou terminações nervosas, ou seja, nas mãos e na sola dos pés.
A reflexologia é uma área de estudo muito ampla, ou seja, se você deseja utilizar os Óleos Essenciais para reflexologia, é recomendável que se faça um curso específico sobre essa técnica.
Vários estudos demonstram que cada parte do nosso pé corresponde a uma área do nosso corpo que podem ser estimuladas através da massagem nas respectivas partes dos nossos pés, sendo estes estudos a base da reflexologia.
Temos nos nossos pés os maiores poros, portanto é a região do nosso corpo onde temos a maior absorção dos Óleos Essenciais.
d) Banhos: Ao adicionar os Óleos Essenciais à sua água do banho, obtêm-se ajuda para passar os Óleos Essenciais na pele;
e) Técnica dōTERRA Aromatouch: Ao adquirir o Kit Técnica dōTERRA AromaTouch®️ 2,5 ml ganha-se automaticamente a inscrição em um curso para aprender essa técnica que foi desenvolvida pelo Dr. Hill, um dos maiores expoentes dos Óleos Essenciais no mundo.
Pessoas de todas as idades podem aprender essa técnica e proporcionar os benefícios dos Óleos Essenciais na vida daquelas pessoas que ama ou de forma profissional aplicando essa técnica em sua clientela.
Maiores informações podem ser obtidas através deste link: Kit Técnica dōTERRA AromaTouch®️ 2,5 ml
Conforme vemos na imagem abaixo, quando os Óleos Essenciais são aplicados na forma tópica, em primeiro lugar, ocorre o contato com a pele e, em seguida, temos a difusão dos íons e dos átomos nas camadas mais profundas da pele e, finalmente, ocorre a vascularização no sistema circulatório através dos folículos pilosos.
Ao utilizarmos os Óleos Essenciais diluídos em óleo carreador, temos a potencialização dos resultados da aplicação.
Estudos realizados constataram que os Óleos Essenciais demoram 22 segundos para atingir o cérebro, sendo que depois de dois minutos já são encontrados na corrente sanguínea e em 20 minutos eles atingem as células de todas as áreas do nosso corpo.
Temos abaixo a tabela de diluição para ser utilizada na diluição do Óleo Essencial em um óleo carreador. Por exemplo, ao usar um frasco de 10ml com o objetivo de ser usado para apoiar em dores e inflamações, devemos considerar a proporção de 5%, onde deve-se colocar um total de 10 gotas de um ou mais Óleos Essenciais dentro do frasco de 10ml e completar com o óleo carreador desejado.
Observe que a dosagem para crianças é muito menor.
Conforme já dissemos, cada ml de Óleo Essencial corresponde a 20 gotas, conforme se observa na parte superior da tabela de diluição para crianças. Na parte inferior você tem a proporção de diluição adequada em conjunto com a respectiva quantidade de gotas de Óleo Essencial que deve ser usada para cada 10 ml de óleo carreador.
Relembrando que, apesar de recomendarmos a diluição em óleo de coco fracionado da dōTERRA para utilização na forma tópica, é possível a diluição em outros óleos carreadores, porém deve-se sempre atentar para a qualidade do óleo carreador utilizado, pois isso afeta diretamente na obtenção dos benefícios proporcionados pelos Óleos Essenciais.
Relembrando também que, sempre que utilizar Óleos Essenciais cítricos, deve-se evitar exposição solar após o uso, durante 12 horas, devido à possibilidade de causar queimaduras.