Óleo Essencial de Lavanda

Imagem de um campo de lavandas floridas com a cor roxa, com a palavra Lavanda escrita como título, na cor branca, tendo na parte inferior esquerda três frascos do Óleo Essencial de Lavanda

Benefícios primários: Possui características calmantes e relaxantes;

Aspectos aromáticos: Refrescante, floral e leve;

Forma de extração: Destilação a vapor;

Parte da planta: Flor ou folha;

Principais componentes químicos: Linalol, o Linalyl Acetate e o Ocimene.

Os sistemas do corpo que são beneficiados quando utilizamos o Óleo Essencial de Lavanda estão relacionados abaixo:

a) Nervoso, devido às suas características relaxantes e calmantes, sendo um excelente calmante natural;

b) Emocional, pois ele serve de apoio para acalmar a insônia e a depressão, inclusive a depressão pós-parto;

c) Tegumentar, pois ajuda a reduzir alergia, rugas, marcas de expressão, cicatrização de ferimentos provocados por cortes, queimaduras e picadas de insetos, além de acentuar o brilho dos cabelos e atenuar a caspa;

d) Cardiovascular, pois é um excelente apoio para atenuar a pressão alta.

No estudo abaixo demonstrado, que foi realizado com Óleo Essencial de Lavanda, constatou-se que a síntese do colágeno por fibroblastos aumentou significativamente com o uso do Óleo Essencial de Lavanda.

Imagem contendo um quadrante, sendo dois quadrantes do lado esquerdo na cor rosa e os dois do lado direito na cor cinza identificados pelas letras a, b, c e d, no sentido anti-horário, com uma seta apontando do quadrado do lado esquerdo para o do lado direito, sendo que os dois quadrantes superiores estão rotulados com a palavra Control e os dois quadrantes inferiores estão rotulados com a palavra Lavender, tendo abaixo um texto com parte da conclusão do estudo relacionado à imagem

Tradução livre do texto

Conclusões

O presente estudo demonstrou que o tratamento tópico com o Óleo de Lavanda, aumentou significativamente a síntese de colágeno por fibroblastos.

O referido estudo pode ser acessado através deste link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27229681/

Modo de Usar

Uso Tópico: Aplicar sobre a pele na região de interesse (peito, planta dos pés, testa, têmporas, nuca ou regiões de pulsação). Aplique 1-2 gotas ou as dilua em óleo carreador antes da aplicação.

Uso aromático: 1-2 gotas para inalação direta com as mãos ou 3-4 gotas em difusor ultrassônico.

Ingestão: 1-2 gotas em 100ml de água, em cápsula ou sublingual.

Usos especiais para o Lavanda

O Óleo Essencial de Lavanda é calmante e sedativo, e por isso melhora muito a qualidade do seu sono.

Foi feito um estudo para observar a sua eficácia para atenuar a ansiedade, depressão, distúrbios do sono, síndrome do pânico e agorafobia, sendo que os estudos comprovaram a eficácia do Óleo Essencial de Lavanda.

Por suas propriedades relaxantes, antiespasmódicas e hipotensivas, o Óleo Essencial de Lavanda é um analgésico natural eficiente, sendo um excelente apoio para amenizar dores de cabeça, enxaquecas e cólicas abdominais e menstruais.

Por suas propriedades calmantes e adstringentes, sempre foi utilizado para amenizar os sintomas provocados por cortes, ferimentos e queimaduras.

Foram feitos mais de 100 estudos para comprovar esses benefícios bactericidas e antifúngicos, que comprovaram a sua eficácia na cicatrização da pele.

Ao aplicar o Óleo Essencial de Lavanda topicamente na área desejada tem-se a redução da inflamação e da intensidade das dores.

Um estudo demonstrou que o Óleo Essencial de Lavanda ajuda a prevenir o estresse oxidativo e aumenta a atividade do antioxidante mais poderoso do nosso corpo, a Glutationa Peroxidase, que está relacionada ao emagrecimento e a manutenção das células saudáveis do corpo humano.

Esse estudo também comprovou sua ação antioxidante no fígado e rins e em sua capacidade de atenuar a disfunção hepática e renal.

O Óleo Essencial de Lavanda tem função regenerativa e estimula a síntese de colágeno, deixando a pele do rosto impecável, reduzindo rugas e marcas de expressão.

Por suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas, é ideal para apoiar na redução de acnes e rosáceas. É um excelente apoio para a uniformização da pele, melhorando seu aspecto e reduzindo manchas normais, manchas senis e sardas.

Foi feito um estudo onde foi constatado que o Óleo Essencial de Lavanda ajudou a reduzir o açúcar no sangue, devido à sua capacidade antioxidante.

O Óleo Essencial de Lavanda reduziu a glicose no sangue e, por ser percursor da glutationa, protegeu o corpo de distúrbios metabólicos e do ganho de peso.

Por suas propriedades sedativas e calmantes, o Óleo Essencial de Lavanda é um aliado eficaz para amenizar os sintomas provocados pela ansiedade e pelo estresse, muito comuns em nossa sociedade. 

Foi feito um estudo que comprovou a eficácia do Óleo Essencial de Lavanda que, além dos benefícios obtidos, não tem efeitos colaterais, não causa abstinência e os efeitos já são sentidos entre 3 e 5 dias de uso contínuo.

O Óleo Essencial de Lavanda tem sido utilizado para amenizar os sintomas da depressão pós-parto e atualmente já é considerado como um poderoso aliado como complemento à quimioterapia. 

O efeito calmante do Óleo Essencial de Lavanda ajuda os pacientes a passar por esse momento mais difícil com calma e mais relaxados.

Além da saúde emocional, pesquisam mostraram que inalar o Óleo Essencial de Lavanda previne-se o estresse oxidativo cerebral e aumenta a capacidade cognitiva, sendo um complemento natural que pode ser adotado para pacientes com Alzheimer.