Benefícios primários: Fornece apoio para purificar o ar do ambiente;
Aspectos aromáticos: Herbáceo, intenso, verde e canforado;
Forma de extração: Destilação a vapor;
Parte da planta: Folha;
Principais componentes químicos: Carvacrol e o Thymol.
Os sistemas do corpo que são beneficiados quando utilizamos o Óleo Essencial de Orégano estão relacionados abaixo:
a) Digestório, pois é um excelente apoio para atenuar as dores intestinais;
b) Respiratório, pois é um excelente apoio para reduzir o congestionamento nasal;
c) Genital, pois é um excelente apoio para regular os ciclos menstruais;
d) Tegumentar, pois é um excelente apoio para amenizar as aftas e acentuar o combate aos fungos, inclusive cândida.
Uso Tópico: Aplique 1 gota diluída em pelo menos 4 gotas de óleo carreador e aplique na região de interesse.
Ingestão: Utilize apenas 1 gota, sempre em cápsula, devido ser um Óleo Essencial com forte sabor.
ATENÇÃO!
Nunca aplique o Óleo Essencial de Orégano puro na pele.
O Óleo Essencial de Orégano possui características antibióticas, pois o Carvacrol e o Thymol atuam como agentes antibacterianos, tornando a membrana celular permeável, devido à impregnação nos domínios hidrofóbicos, sendo que este efeito é maior contra bactérias gram-positivas, que causam infecções de pele e intoxicação alimentar.
É um excelente apoio para amenizar os efeitos causados por bactérias que se tornam resistentes à antibióticos, tais como o E.coli e a Pseudomonas aeruginosa, sendo a primeira associada a infecções urinárias e a segunda a infecções respiratórias.
Os radicais livres são um produto natural do metabolismo humano e são responsáveis pelo envelhecimento e danificação celular.
Apesar de produzidos pelo corpo, podem ser acumulados no organismo em decorrência de fatores externos tais como fumaça de cigarro, poluentes e fatores ambientais.
Um estudo com as 50 ervas mais usadas para verificar o teor de antioxidantes em cada uma delas constatou que o vencedor foi o Orégano, tendo até 30 vezes mais antioxidantes que as outras ervas estudadas, entre elas Manjericão, Erva de São João e Tomilho.
Devido ao ácido rosmarínico, o orégano tem 4 vezes mais antioxidantes que Mirtilos e 42 vezes mais do que Maçãs.
O Carvacrol e o Thymol presentes no Óleo Essencial de Orégano, por terem suas propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias, ajudam no descongestionamento da via respiratória e a aliviar os bloqueios sinusais, além de ajudar a destruir o Staphylococcus aureus, muito conhecido por causar infecções respiratórias.
Os fungos podem ser inofensivos, mas seu crescimento excessivo pode resultar em infecções como aftas e inúmeros problemas intestinais, sendo que a Cândida, que tem algumas variações em todo o mundo, é a causa mais comum de infecções.
Pesquisas em laboratório mostraram que o Óleo Essencial de Orégano é o mais eficaz dentre os outros testados contra cinco tipos diferentes de Cândida, devido ao Carvacrol.
O Óleo Essencial de Orégano é considerado um emenagogo natural ativo, isso quer dizer que apoia na indução de contrações do útero e na regularização dos ciclos irregulares.
Por essa razão, também pode apoiar no retardamento dos efeitos da menopausa e prevenir a menopausa prematura que ocorre devido a ciclos menstruais irregulares.
Incluir o Óleo Essencial de Orégano na rotina de Bem-Estar pode apoiar no controle do nível de açúcar no sangue, sendo que o seu uso deve ser em conjunto com uma dieta saudável e com a prática de atividades físicas.
Devido a sua propriedade altamente antioxidante, estão sendo conduzidos alguns estudos indicando que o Carvacrol, um dos compostos do Óleo Essencial de Orégano, pode apoiar na manutenção da saúde celular.
O Óleo Essencial de Orégano aliado a uma boa dieta e prática de exercícios físicos pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol ruim).